crises financeiras e moedas FIAT

Crises financeiras e moedas FIAT

O tema deste artigo, ou seja, a relação entre as crises financeiras e as moedas FIAT, tem a ver com algo que já foi abordado em escritos anteriores.

Há algumas semanas, publiquei, neste espaço, um artigo denominado “As moedas FIAT e o sistema de reservas em ouro”, onde fazia uma análise sucinta e clara, julgo eu, do que são as moedas FIAT.

Nasdacoin

Dando continuidade a essa temática, e a fim de esclarecer melhor os meus leitores, começarei por transcrever o que disseram alguns especialistas nesta matéria.

O que se diz por aí…

Assim, disse António Vilaça Pacheco, no seu livro Bitcoin:

As moedas FIAT – como o euro, o dólar e todas as moedas governamentais – não têm qualquer ligação a um sistema de reservas físicas, como o ouro ou qualquer outra equivalência.

A definição FIAT MONEY, significa precisamente isso: moeda sem valor intrínseco.

As moedas FIAT, arriscam-se, todos os dias, a valer zero, devido à inflação.

Isto acontece porque o seu valor é atribuído por um governo e imposto por regulação.

Mas se o povo perder a confiança numa moeda, por exemplo no dólar, o dinheiro deixa de ter qualquer valor. (Veja-se o caso da Venezuela)

Uma moeda FIAT tem a vantagem de servir o seu governo nas suas necessidades económicas: Reserva de valor, unidade contábil e facilidade de trocas.

Como as moedas FIAT não têm raridade, nem estão fixadas a nada que a tenha, os governos têm muito maior poder e controlo sobre as economias.

Por isso as moedas FIAT são pura fé.

E também disse Jason Nu, Ceo da empresa Etherify:

As moedas FIAT são burla maior que as criptomoedas.

E dando continuidade a este conjunto de citações recomendo especial atenção ao que disse Bobby Lee, citado no site CriptoFacil, em 10-12-2018, no artigo Bitcoin marca presença em protestos na França:

“As políticas económicas sustentadas pela impressão desenfreada de moedas fiduciárias, são o grande responsável pela necessidade constante do aumento de impostos à medida em que o valor das moedas nacionais sempre está recaindo em medidas como as de Macron (Além de muitos outros) que impele os governos a aumentar os impostos”.

Relações perigosas

As citações constantes no capítulo anterior, servem para sustentar a génese deste artigo, ou seja, a influência que as moedas FIAT têm na criação e na evolução das crises económicas em qualquer país do mundo.

Sem sombra de dúvida que as moedas FIAT  e as crises financeiras têm, entre si, uma relação muito estreita e perigosa.

Quem detém o poder sobre as moedas FIAT controla as pessoas que as usam como se fossem marionetas.

Todos esses controlos e inerentes manipulações, fazem com que os detentores do poder político/financeiro se posicionem em função dos seus interesses, quer estes sejam económicos ou financeiros.

Um dos casos mais recentes e paradigmáticos, foi a crise na Grécia da qual, decerto, todos se lembram. Quem duvida que tudo aquilo teve algo de artificial. Foi controlado de fora para dentro.

Além deste, temos uma enorme lista de casos veiculados pela comunicação social.

Pois é meu caro leitor ou leitora, tu que me estás a ler, estás sendo objeto de manipulação a vários níveis, por parte de quem poder sobre a moeda FIAT.

E se um dia te encontrares no meio de uma crise financeira idêntica a tantas outras por que já passaste, lembra-te do que leste neste artigo.

Proteção contra as crises financeiras

E então, haverá remédio para isto?

A resposta tanto pode ser SIM, como NÃO.

Será NÃO, se nada fizeres para mudar.

Será SIM, se deres o teu contributo para a mudança.

E qual o caminho?

Existem vários mas um deles é, inegavelmente, o mercado das criptomoedas.

Por isso interessa-te por esta indústria fabulosa, e que é, até agora, a grande revolução do séc. XXI.

Se gostaste deste “cheirinho” continua a visitar-nos em globalcriptomoedas.com ou nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Releated

Os criptoativos num mundo em mudança

Os criptoativos num mundo em mudança

É do conhecimento geral que vivemos num mundo em mudança contínua. As mudanças ocorrem a uma velocidade nunca antes imaginada. Temos, até, dificuldade em acompanhá-las. O negócio dos criptoativos está perfeitamente integrado na filosofia de mudança que se está a verificar e na qual todos somos intervenientes. Está a acontecer a tal revolução profetizada por […]

Se pensas em Lagaertixa nunca chegas a Jacaré

Se pensas em Lagartixa nunca chegas a Jacaré

Como sabem, aquilo que eu escrevo neste espaço, não tem por objetivo serem conteúdos de desenvolvimento pessoal, independentemente do critério de análise que os leitores têm sobre tais conteúdos. Aqui, pretendo, de modo geral, falar de criptomoedas e do que está a montante e a jusante. Mas, dando razão ao filósofo quando disse: Na variedade […]

Dinheiro para que te quero?

Dinheiro para que te quero?

Na sociedade atual, há mais pudor em falar de dinheiro, do que em falar de sexo. Assim, proponho-me refletir sobre a pergunta, dinheiro para que te quero? A causa deste sentimento em relação ao vil metal, tem a ver com tudo aquilo que temos ouvido, desde crianças, em termos de forte negatividade em relação ao […]

%d bloggers like this: