Criptomoedas

Criptomoedas

O que são criptomoedas?

Criptomoedas são moedas digitais. Esta é livre porque é descentralizada, ou seja, não é “comandada” por qualquer governo, banco ou demais instituições.

Por via disso, os utilizadores não necessitam de um banco para movimentar o seu dinheiro, basta ter uma carteira de criptomoedas (wallet) e um meio de comunicação eletrónico que tanto pode ser um computador como um tablet ou smartphone (vulgo telemóvel).

Evolução das moedas

As criptomoedas, além de serem uma forma de dinheiro, são também o último passo da sua desmaterialização. Como sabemos, ao longo dos tempos, e desde o aparecimento das moedas, o que aconteceu entre os séculos IV a.C. e III a.C. , temos assistido a uma constante desmaterialização do dinheiro, tendo como finalidade, tornar mais cómodo o pagamento das transações comerciais.

Meios de pagamento utizados ao longo dos tempos:

  1. No início eram as trocas de produtos,
  2. depois apareceu a moeda mercadoria,
  3. a seguir o ouro,
  4. como substituto do ouro foram criadas as promissórias,
  5. das promissórias aos cheques foi um saltinho,
  6. dos cheques aos cartões de débito e de crédito é o que nós sabemos,
  7. as criptomoedas são o que estamos a presenciar.

Como se constata, as criptomoedas não são, de modo algum, um “bicho de sete cabeças” como muitos querem fazer crer. Estas são uma evolução natural, à qual quem não adere apenas o faz por resistência à mudança, tal como aconteceu quando se passou das posições 1 a 6, acima indicadas. Durante este processo houve muitas reações negativas, algumas, até, violentas.

As criptomoedas são, atualmente, uma poderosa indústria, que apareceu no início deste século, com a criação da Bitcoin. O WhitePaper (Plano de Intenções) desta foi registado em 31 de outubro de 2008, por Satoshi Nakamoto, porém, a Bitcoin apenas foi lançada em 2009.

A primeira transação feita com Bitcoins aconteceu no ano seguinte, 2010, com a compra de duas pizzas por 10.000 Bitcoins! Ao preço atual da moeda (aprox. 10.000 € por cada Bitcoin), o valor das duas pizzas seria de 100.000.000 € (cem milhões de euros). É de facto extraordinário!

O poder das criptomoedas

A indústria das criptomoedas é, inegavelmente, a democratização das finanças e da economia e, por via disso, uma fonte de enriquecimento individual. Poderá parecer estranho, mas com um investimento de algumas centenas de euros, PODES FICAR RICO. Atualmente, estamos a aconselhar a YTC e a Nasdacoin.

Como corolário do exposto, podemos concluir que as criptomoedas convidam-nos a olhar para o mundo de modo algo diferente. É como se estivéssemos numa casa de quatro paredes, implantada num bosque, e em cada parede existisse uma janela. Se olharmos pela janela uma vez, vemos uma determinada paisagem mas, se olharmos pelas janelas duas, três ou quatro vezes, a paisagem já será diferente.

As criptomoedas convidam-nos a olhar a paisagem por vários ângulos e não nos focarmos apenas no paradigma da realidade que temos vivido ao longo de décadas.

AS CRIPTOMOEDAS SÃO O GRANDE NEGÓCIO DO SÉCULO XXI.

%d bloggers like this: